MEC Brasil
DECIV-UFOP

Graduação

:. Curso de Engenharia Civil

A formação em Engenharia Civil na Escola de Minas da UFOP é generalista. O profissional é capaz de desempenhar atividades de supervisão, coordenação, orientação técnica, assistência, assessoria, consultoria, direção, condução e fiscalização de obras e serviços técnicos, vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico.

AulaO engenheiro civil projeta e planeja os variados tipos de obras de construção civil. Analisa a viabilidade técnica e econômica; viabiliza os cálculos, a especificação de materiais e a execução das obras; estuda e escolhe soluções para as obras de edificações, vias terrestres (estradas, ferrovias, aeroportos), pontes e viadutos. Também faz engenharia para obras de infra-estrutura como barragens, drenagem, abastecimento de água, saneamento, fundações e obras de estabilização de encostas e, ainda, planeja meios de transporte e tráfego urbano.

:.Areas de atuação

Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição do tipo de fundações. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo os materiais que serão usados. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais. Ele também pode dedicar-se a administração de recursos prediais, gerenciando a infra-estrutura e a ocupação de um edifício.

O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Pode atuar em instituições públicas, empresas de projeto e de consultoria, construtoras e empreiteiras,

"A minha experiência na UFOP foi muito boa. O curso foi sólido e aprendi que o engenheiro é acima de tudo uma pessoa crítica e de bom senso. Outro ponto relevante é o perfil generalista do curso que permite ao profissional certa margem de atuação no mercado de trabalho. Para os futuros colegas, segue uma valiosa lição aprendida: o profissional bem qualificado é aquele que apresenta soluções simples, porém lastreadas por ética, bom senso, raciocínio lógico, economia e praticidade.”

Camerino Mendes, engenheiro de desenvolvimento de produtos - cargas dinâmicas e aeroelasticidade da Embraer

Área:Ciências Aplicadas
Modalidade:Bacharelado
Duração:10 semestres
Vagas:25
Turnos:Diurno
Campus:Morro do Cruzeiro - Ouro Preto/MG
Matriz curricular: Engenharia Civil.pdf (70KB)
Reconhecimento:

Criado pelo Decreto nº 1.258, de 10/01/1891, publicado no Diário Oficial da República em 11/10/1891.

W3C Departamento de Engenharia Civil - Campus Universitário - Morro do Cruzeiro, s/n°
CEP 35.400-000 - Ouro Preto - MG - Tel/Fax: (31) 3559-1546