Escola de Minas - Home


Claude Henri Gorceix
Claude Henri Gorceix

 

Nasceu em 19 de outubro de 1842 em Saint-Denis des Murs, na França. Bacharelou-se em ciências físicas e matemáticas pela Escola Normal Superior de Paris em 1866, assumindo a seguir o cargo de professor de Ciências Físicas e Naturais no Liceu de Angoulême. Pouco depois, em 1867, tornou-se Preparador de Geologia na Escola Normal Superior da França. Em 1869 foi para a Grécia como professor do curso de ciências da famosa Escola Francesa de Atenas. Mais tarde, reassume seu cargo de assistente de Geologia na Escola Normal Superior.

Em 1874 deixa a Escola Normal, aceitando o convite de D. Pedro II para fundar uma escola de minas no Brasil, graças à indicação de Daubré, Diretor da Escola de Minas de Paris. Em fins de 1784 chega ao Brasil com a missão de fundar a Escola de Minas. Além de fundador da Escola de Minas e seu primeiro diretor, Gorceix foi professor de Mineralogia, Geologia, Física e Química, exonerando-se de seus cargos, a pedido, em 14 de outubro de 1891. A seguir, retornou à França e, em 1896, volta ao Brasil, a convite do Governo de Minas, a fim de organizar o Ensino Agrícola no Estado.

No dia 6 de setembro de 1919, lúcido, murmura de forma quase inaudível, que vai enfim poder se repousar e exala seu último suspiro. Seu corpo foi enterrado no jazigo familiar em Saint-Denis des Murs. Em 1973 seus restos mortais foram transladados para o Brasil, sendo conservados no Museu de Gorceix no antigo prédio da Escola de Minas.