Integrantes da Semop-BH homenageiam a UFOP

• Publicado: Terça, 25 de Agosto de 2015, 15h10

Ex-alunos voltam à Escola de Minas e plantam árvore em homenagem aos 46 anos da UFOP

Ex-alunos, alunos, professores, e direção da UFOP e EM.

Um grupo formado por 20 ex-alunos que participam da Semop-BH (Sociedade dos Ex-Alunos da Escola de Minas de Ouro Preto) esteve em Ouro Preto na quinta-feira, 20 de agosto, dia em que a Universidade Federal de Ouro Preto completou 46 anos. Eles vieram homenagear a UFOP, a Escola de Minas, que em breve completará 146 anos, e o centenário do CAEM (Centro Acadêmico da Escola de Minas). Para marcar a data, eles plantaram uma muda de flamboyant mirim nos jardins da Escola, no campus do Morro do Cruzeiro.

A muda foi doada pelo engenheiro Sebastião Peixoto Toledo, ex-aluno da turma de 1956 e que tem atualmente como hobby criar mudas de árvores e flores. “Escolhi o flaboyant mirim por ser uma espécie que dá flores o ano inteiro. Assim, a entrada da Escola estará sempre floridaâ€, conta ele. A homenagem teve também participação da Fundação Gorceix, que doou a placa de identificação.

Segundo o engenheiro Lázaro Freitas, da turma de 1963 e atual Presidente da Semop-BH, “a sugestão da homenagem surgiu em um dos nossos almoços, que é realizado todas as quartas-feiras, no Minas II, em Belo Horizonte. Esta é uma forma de mostrarmos nossa gratidão pelo que vivemos e aprendemos aqui. E também de voltar à Escola. É sempre bom relembrar os bons momentosâ€.

Depois da homenagem, o grupo fez uma visita à Fundação Gorceix, onde o Presidente executivo da instituição, prof. Cristovam Paes de Oliveira, fez uma apresentação sobre os trabalhos desenvolvidos pela mesma.

Reitor Marcone; Jamilson Souza; Sebastião Toledo; Issamu Endo, direitor da EM; prof. Antônio Araújo; Assessor FG e integrantes da SEMOP.

Discurso proferido pelo ex-aluno Sebastião Peixoto Toledo

“É uma honra e um prazer imenso para nós da Semop-BH, junto com o professor Adilson Rodrigues da Costa, Presidente da A³EM, estarmos presentes no Campus do Morro do Cruzeiro da UFOP para celebrarmos o referido plantio com todo o ‘staff’ aqui presente: o Magnífico Reitor da UFOP, professor Marcone Jamilson Freitas Souza, o Diretor da Escola de Minas, professor Issamu Endo, e o Vice-diretor, professor José Geraldo de Azevedo Brito. Assim como o representante da Fundação Gorceix, professor Antônio Araújo, o prefeito do Campus, arquiteto Edmundo Dantas Gonçalves e a arquiteta paisagista, Alice Viana. Os dois últimos e o Reitor Marcone não mediram esforços para a realização deste plantio do Flamboyant Mirim, uma Ceaesalpinia pulchemima da família das leguminosas, em homenagem específica ao 46º aniversário da UFOP.

Ao Reitor professor Marcone e ao Diretor professor Issamu, muito obrigado por aceitar nosso pedido de se plantar essa espécie de Flamboyant, com característica singular de dar flores nas cores vermelho ou rosa por pelo menos 10 meses do ano, razão primordial de nossa escolha.

Lembramos a todos que o CAEM completa este ano 100 anos de sua fundação. Ao seu Presidente, o estudante Artur, nossos parabéns.

Se recordar é viver, este mesmo CAEM nos deu momentos alegres e felizes nas suas dependências, quer na música sob o comando do Celsinho Magalhães, quer na bateria do conjunto musical Batuque Integral DX, criado e régio pelo nosso colega Eng.º de Minas, Maestro e Compositor Ubirajara Quaranta Cabra, da turma 1961, sem nos esquecermos dos famosos ‘12 de outubro’ no prédio da Praça Tiradentes por várias décadas seguidas.

Após o encerramento desta bela e inesquecível homenagem à UFOP, cantaremos o ‘Parabéns pra você’, extensivo ao CAEM.

Muito obrigadoâ€.