ENACEM 2015

• Publicado: Quarta, 14 de Outubro de 2015, 09h43
  • Última atualização em Terça, 20 de Outubro de 2015, 21h17

Breno Reis

Mesa  ENACEM (Foto: Breno Reis)

Durante a Festa do 12, foi realizado o Encontro Nacional de Coordenadores de Engenharia Mecânica (ENACEM 2015). Nos dias 7, 8, 9 e 10 de outubro, os coordenadores de cursos, professores e representantes de empresas discutiram o papel das empresas na formação do engenheiro mecânico e a importância desse profissional na construção das empresas. Uma via de mão dupla, estabelecendo uma cooperação conjunta na qualidade da formação de profissionais para o mercado de trabalho.

O ENACEM 2015, em sua quarta edição, tratou basicamente da interação universidade-empresa, promovendo um debate sobre o que precisa ser melhorado na universidade para atender o mercado. Para o professor Paulo Henrique Vieira Magalhães, do Departamento de Engenharia Mecânica da EM-UFOP, essa é uma assistência mútua que contribui para a formação dos alunos egressos da Escola de Minas, tornando-os engenheiros eficazes e preparados.

Professor Paulo Magalhães (Foto: Breno Reis)

O professor considerou o evento bastante enriquecedor. “Tivemos palestras sobre a transferência de tecnologia e uso de novas tecnologias dentro da universidade e das empresas com os representantes do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), Embraer, SKA Automação de Engenharia, da E3Systema, Capes e BCN. Além da apresentação de um “case†de sucesso entre PUC Minas e Fiat Automóveis, sempre procurando modelos de parcerias que funcionem entre empresas e a universidadeâ€.