Escola de Minas lança Rede Alumni e Programa Mentoria

• Publicado: Quarta, 14 de Outubro de 2015, 09h45
  • Última atualização em Quarta, 14 de Outubro de 2015, 09h45

Jéssica Moutinho

Uma das novidades do primeiro dia do Fórum de Ciência e Tecnologia Escola de Minas (FCTEM) foi o lançamento da Rede Alumni Escola de Minas, denominada RAEM e do Programa Mentoria.  Participaram do lançamento o Reitor da UFOP, Prof. Marcone Jamilson, o Diretor da Escola de Minas, Prof. Issamu Endo, o Presidente da A³EM (Associação dos Antigos Alunos da Escola de Minas), prof. Adilson Rodrigues da Costa, o Presidente da Fundação Gorceix, prof. Cristovam Paes de Oliveira e o Prof. Fernando Flecha Alkmim.

Segundo o professor Fernando Flecha Alkmim, que fez a apresentação do projeto, a Rede será estruturada como uma seção da A³EM e suas ações serão desenvolvidas de forma cooperativa com a Associação. A proposta da RAEM é criar entre os egressos da Escola de Minas e seus corpos docentes e discentes um fórum de intercâmbio para tratar temas como: a formação acadêmica na EM e as demandas do mercado e da sociedade, a inserção do egresso da EM no mercado de trabalho, os novos horizontes para as engenharias e outros assuntos, que contribuam para a formação, desenvolvimento e aperfeiçoamento do perfil profissional do aluno da EM.

Um dos objetivos mais importantes da RAEM é estruturar e conseguir colocar em prática o Programa Mentoria da Escola de Minas. O programa consiste na orientação e tutoria dos alunos da EM por profissionais renomados, com a missão de estabelecer entre tutores e estudantes um vínculo de orientação para suas futuras carreiras.

O prof. do departamento de Engenharia de Minas, Wilson Trigueiro de Sousa, considera a RAEM uma iniciativa positiva que vai integrar alunos e egressos tanto em nível nacional quanto internacional. “A Rede vem se somar ao trabalho que já é sendo executado pela A³EM, porém com foco na formação profissional. É bastante positivo e chega em bom momento, pois o mercado de trabalho está passando por uma certa retração e a Rede pode dar suporte aos profissionais egressos da Escola de Minas†comenta Wilson.