Workshop de Geofísica reuniu profissionais, professores e alunos

Danielle Campez

A Sociedade de Geofísica Aplicada (SGA) promoveu o I Workshop de Geofísica da Escola de Minas, com o tema "Geofísica: O futuro da prospecção mineral", nos dias 19 e 20 de Abril, no Degeo (Departamento de Geologia da EM-UFOP). O evento contou com a participação de grandes profissionais e acadêmicos da área, com apresentação de palestras e discussões a respeito dos estudos e métodos geofísicos e suas aplicações na prospecção mineral. Além disso, o Workshop ofereceu um curso introdutório à ciência da geofísica.

O ex-aluno da Escola de Minas, Remo Machado, apresentou a palestra "Magnetometria Terrestre na Pesquisa de Ouro - Exemplo de Aplicação na Região Amazônica" e mostrou um exemplo de aplicação de magnetometria (um método da Geofísica que investiga feições geológicas em subsuperfície a partir de perturbações locais no campo magnético terrestre). Segundo o palestrante, a intenção foi apresentar como é feita uma campanha de aquisição de dados, divida nas etapas de iniciação, planejamento, execução e encerramento das atividades.

Machado ainda destacou a importância do Workshop para a Universidade: "Além de gerar intercâmbio de conhecimentos, mostrou o interesse dos alunos em se aprofundar no assunto, buscando conhecer as perspectivas do mercado". Ele comentou ainda sobre a sensação de voltar ao auditório do Departamento de Geologia (Degeo), mas, desta vez, como palestrante, “o que me dá um orgulho enorme, e principalmente, uma sensação de estar retribuindo um pouco daquilo que me foi passado".

Outros palestrantes do evento: Maria Sílvia Carvalho Barbosa (geóloga da Fundação Gorceix e professora associada da Universidade Federal de Ouro Preto), Antonino Juarez Borges (Engenheiro de Minas da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), Manuelle Santos Góis (doutora em geofísica), Thiago Augusto Madeira (mestre pela UFOP na área de Geologia Estrutural e Tectônica) e Antônio Seabra (geólogo formado pela EM-UFOP).