Empresa Júnior da EM facilita acesso ao mercado de trabalho

• Última atualização em Terça, 07 de Junho de 2016, 13h40

Matheus Fernando Cardoso

Foto: Divulgação.

Fundada por um grupo de sete alunos no dia 12 de outubro de 2014, o principal objetivo da Minera Jr. é expor graduandos em Engenharia de Minas ao mercado de trabalho, estabelecendo uma ponte entre o conhecimento acadêmico, somado ao espírito de empreendedorismo, e o mercado regional no campo das engenharias. Essa experiência se dá por meio da realização de projetos de consultoria para diversas empresas. Busca-se também capacitar os membros da Minera Jr. e promover uma satisfação em trabalhar naquele ambiente empresarial.

A Minera Jr. disponibiliza serviços de consultoria em diversas áreas da Engenharia de Minas e em áreas relacionadas, atuando desde a descoberta do bem mineral até o beneficiamento do minério extraído, passando pelas operações de lavra, análise de estabilidade de maciços rochosos e encostas, serviços de topografia, entre outros. Realiza também testes laboratoriais diversos e possui vários equipamentos disponíveis.

Os projetos revertem ao Departamento de Engenharia de Minas da UFOP cerca de 25% dos lucros obtidos. Atualmente, a Minera Jr. dispõe de um corpo de 26 membros efetivos e 8 membros em processo trainee. Deste modo, todo conhecimento adquirido é mantido dentro da empresa, ao mesmo tempo em que é repassado para os novos integrantes, evitando pausas nas atividades da empresa para troca de gestões.

A Minera Jr. e o ambiente empresarial

O maior diferencial de uma empresa júnior, empresa estabelecida num meio acadêmico, é a busca constante por evolução das técnicas de planejamento, gestão e execução de projetos, paralelamente ao treinamento de colaboradores.

A visão da empresa é orientada, principalmente, pelo crescimento profissional dos membros envolvidos, através de sua exposição aos projetos e não apenas pelos resultados obtidos.

O trabalho é feito com perspectivas de evolução e o aperfeiçoamento dos profissionais é algo intrínseco à Minera Jr., sendo que tal postura é, por vezes, negligenciada pelas grandes empresas, cuja tomada de decisão baseia-se essencialmente em resultados, balanços econômicos e indicadores de desempenho interno. Busca-se fortemente a integração entre os diversos setores da empresa e a aplicação das melhores práticas em cada um dos setores, proporcionando assim um cenário de evolução e desenvolvimento constantes para os profissionais envolvidos.

Vantagens e desvantagens de trabalhar como empresa júnior

O essencial é a ausência de lucro. Todo trabalho realizado retorna à empresa através do próprio membro, ou seja, os membros percebem o retorno de seu serviço no ambiente de trabalho. A empresa aproveita tal condição para prestar serviços com padrões de qualidade elevada e com custo abaixo do praticado pelas empresas já estabelecidas.

A empresa é estimulada a aprimorar sua visão empreendedora, ao passo que os empresários juniores são expostos a situações de exercício de gestão de pessoas e projetos. Consequentemente, o contato com o empresariado é constante e permite o desenvolvimento de uma rede de relacionamentos com outras empresas juniores e com o mercado de trabalho propriamente dito, o que resulta em oportunidades de carreira para nossos colaboradores.

Os conceitos teóricos adquiridos na universidade passam a ser utilizados e experimentados em cenários práticos, a partir do desenvolvimento de projetos e concepção de planos de negócios.

Entretanto, observa-se que a cultura de considerar empresas juniores para parcerias e realização de projetos ainda não é amplamente difundida entre o empresariado local. A legislação que regula a existência das empresas juniores, ainda não está em pleno exercício, o que causa entraves burocráticos que dificultam a atuação no mercado de maneira mais ampla.

“A presença das empresas juniores na UFOP promove    uma maior qualificação dos alunos por meio da vivência  no ambiente de uma empresa dentro da própria  universidade. Aprendemos a lidar com problemas,  saber atender as demandas dos nossos clientes e  estimular a integração entre os membros. Existe  também a realização de cursos, palestras e outras      atividades de capacitação interna e externa.“

Pedro Henrique Neuppmann

Presidente da Minera Jr.