Curso de Desmonte de rochas

• Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2016, 09h46
  • Última atualização em Segunda, 25 de Julho de 2016, 14h58

“Curso de Desmonte de Rochas – Perfuração de Rochas e Aplicação de Explosivos, para Minerações a Céu Aberto e Subterrâneas”, nesta sexta-feira, 24 de junho

Matheus Fernando Cardoso

O curso de Desmonte de Rochas, que será realizado nesta sexta-feira, 24.06, a partir das 8h, é promovido pelo Núcleo de Capacitação e Treinamentos da FEOP e ministrado pelo consultor de Engenharia de Minas, Luiz Henrique Luz, que é ex-aluno da EM-UFOP. O objetivo é apresentar os princípios básicos de ferramentas de perfuração e desmonte de rochas em escavações subterrâneas ou a céu aberto, além de discutir a aplicação de explosivos e oferecer treinamento para a afiação de bits. Outra meta é avaliar as possibilidades para o incremento de produtividade, com ênfase nas técnicas e tendências sobre o tema, por meio de exemplos ocorridos no campo.

O curso é aberto a todos os alunos, dependendo da disponibilidade das vagas. As inscrições podem ser realizadas por meio do site www.feop.com.br, na aba Cursos e Eventos. Mais informações podem ser obtidas no link http://conveniar.feop.com.br:8081/eventos/.

Informações sobre o tema

Desmonte de rochas, também conhecido como desmonte de bancadas, é a atividade mais comum de explosão de rocha. Pela definição, desmonte de bancadas significa explosão de um furo na vertical ou sub-vertical ou uma fileira de furos para tornar uma superfície vertical livre. Mais de uma fileira de furos pode ser explodida ao mesmo tempo. Um momento de atraso na detonação entre as fileiras cria superfícies livres novas para cada fileira.

Teoria do desmonte de rocha
A ruptura da rocha por explosivos pode ser explicada em três estágios. No primeiro, o explosivo detonador esmaga a rocha na proximidade do furo-parede, devido à elevada pressão da detonação. No segundo estágio, ondas sísmicas de compressão criadas pela explosão propagam-se na rocha em todos os sentidos com uma velocidade igual.
Quando as ondas sísmicas de compressão atingem a superfície, transformam-se em ondas sísmicas de tensão. Isto causa forças de tensão na rocha que a farão partir, se a energia da onda for suficientemente grande. Como regra geral, a força de tensão da rocha é de aproximadamente 1/10 da sua força de compressão, sendo por isso necessário definir uma malha de perfuração que garanta esta relação.

No terceiro estágio, o gás de alta pressão (aproximadamente 1000L/kg de explosivos) da detonação penetra nas fraturas que são a consequência da falha no 2º estágio e as alarga. A massa de rocha entre o furo e a face livre cederá e será então empurrada para frente pela pressão do gás, ficando à disposição para ser carregada e dar continuidade ao processo.

Programação do curso

DESMONTE DE ROCHAS:

1. Marcação de fogos
  2. Perfuração
  3. Explosivos
  4. Filmes

1. Características e Classificação das Rochas

• Perfurabilidade das rochas.
  • Fabricação e produção das ferramentas de perfuração de rochas.

2. Desmontes Padrão de bancadas e frentes de lavra subterrânea e qualidade da perfuração.

• Coluna de ferramentas de perfuração de rochas.
  • Princípios e mecanismos para perfuração de rochas.
  • Cuidados durante a perfuração de rochas.
  • Afiação de bits.
  • Análises de possíveis falhas na aplicação das ferramentas de perfuração de rochas.
  • Equipamentos de perfuração de rochas.

3. Definições.

• Evolução.
  • Classificação.
  • Propriedades
  • Planos de fogo: céu aberto e escavações subterrâneas.

4. Desmontes a céu aberto.

• Métodos de lavras.
  • Abertura de túneis.