Ingressando na Indústria Aeronáutica

• Publicado: Segunda, 25 de Julho de 2016, 16h37
  • Última atualização em Segunda, 25 de Julho de 2016, 18h28

Ex-aluna da EM-UFOP ministra palestra sobre mestrado profissionalizante

Carol Antunes

Na última quinta-feira (21/07), a ex-aluna de Engenharia Metalúrgica da Escola de Minas e ex-integrante da Metal Jr., Milena Mendes, apresentou no auditório do Degeo (Departamento de Geologia) uma oportunidade de mestrado profissionalizante na indústria aeronáutica:o Programa de Especialização em Engenharia (PEE). O curso é oferecido pela Embraer em parceria com o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica).

Milena falou sobre sua jornada de vida, quando passou por dificuldades para ingressar no mercado de trabalho, até conhecer o PEE, cujo objetivo é especializar engenheiros para atuar na indústria aeronáutica. O programa, que existe desde 2001, já formou 23 turmas.

Com duração de 18 meses, o mestrado é divido em três fases:

- Fase 1 (5 meses): Fundamentos – dão ideia do que é engenharia aeronáutica;

Fase 2 (6 meses): Divide a turma em carreiras, sendo elas: estrutura, sistemas ou manufatura;

- Fase 3 (4 meses): Simulação do início de um projeto de avião;

Além das fases, ao final, o aluno, orientado por um professor do ITA e outro da Embraer, apresenta a dissertação de mestrado com um tema de interesse da empresa.

Milena destaca a importância de trazer o conhecimento do programa para a universidade, pois é um mestrado que pouca gente conhece e, em um momento de crise no mercado de trabalho, quanto mais oportunidades, melhor. A ex-aluna da EM diferencia o mestrado acadêmico do profissionalizante ressaltando que o acadêmico é mais generalista, em que o aluno pesquisa um tema não necessariamente aplicado na prática cotidiana das empresas.

Já no mestrado profissionalizante, como no caso do PEE, os assuntos abordados são alinhavados com as necessidades da própria empresa. Estando dentro da Embraer, o aluno já vivencia o quotidiano da indústria e da profissão. “É a oportunidade de você ver a teoria aplicada na prática. Você desenvolve seu projeto dentro da empresa, adquire muitas competências, conhece muita gente, é um network maravilhoso. E ainda, ao final, existe a possibilidade de uma contratação”, explica Milena.

As inscrições para o PEE estão abertas até o dia 31 de agosto. Para mais informações sobre o Programa, processo seletivo e inscrições, acesse aqui.