Semana de Palestras

• Publicado: Quinta, 22 de Setembro de 2016, 20h55
  • Última atualização em Quarta, 28 de Setembro de 2016, 10h15

Publicado por: Airton José da Silva Neto

Recepção aos novos alunos da escola de minas

Nessa segunda-feira, 19, os calouros da Escola de Minas participaram do primeiro dia da semana de palestras, que faz parte da recepção aos estudantes que ingressam agora na Universidade.

A comissão de recepção, liderada pela professora Patrícia Thomé Junqueira Schettino, do Departamento de Arquitetura (DEARQ), tem como objetivo orientar os alunos recém-chegados sobre a história da universidade, informações básicas dos cursos e acesso aos auxílios oferecidos.

De acordo com Patrícia, os primeiros três dias de evento (de segunda-feira a quarta-feira) terão caráter informativo sobre questões gerais, que serão úteis a todos os estudantes. Nos dois últimos dias (quinta-feira e sexta-feira), haverá palestras específicas sobre cada curso, organizadas pelos Centros Acadêmicos (CAs).

Foto: Diretor da Escola de Minas, Prof. Issamu Endo, iniciando a sessão de palestras.

A palestra do dia 19 sobre a história da Universidade foi ministrada pelo Diretor da Escola de Minas, Prof. Issamu Endo. Participou também o ex-aluno Gentil Santos Sobrinho, representante da Rede Alumni Escola de Minas (uma seção da Associação dos Antigos Alunos da Escola de Minas), que explicou sobre os campos de atuação e finalidade da instituição. Os alunos foram também orientados sobre os auxílios oferecidos pela EM-UFOP pelo representante e psicólogo da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE) Leandro Andrade.

De acordo com José Lucas Mendes Pereira Júnior, calouro do curso de Engenharia Metalúrgica, as expectativas dos alunos em relação aos cursos e à universidade são grandes. "Eu já havia pesquisado sobre o curso, e o diferencial e a tradição da Escola de Minas fizeram com que eu quisesse muito estudar aqui. Eu já havia começado a cursar Engenharia Mecânica em outra universidade, pois queria me especializar na área de metalurgia, e quando surgiu a oportunidade de fazer o curso aqui, juntei o útil ao agradável. Com isso, tenho as melhores expectativas quanto à Escola de Minas."

A semana de palestras continua e o cronograma pode ser consultado aqui.