Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Acessos:
Incio do contedo da pgina
Últimas notícias

Empreendedorismo é tema no FCTEM

  • Publicado: Segunda, 10 de Outubro de 2016, 15h15
  • Última atualização em Segunda, 10 de Outubro de 2016, 15h15

Matheus Cardoso

 

Na sequência do FCTEM (Fórum de Ciência e Tecnologia da Escola de Minas), no dia 5 de outubro, várias atividades foram realizadas, entre as quais a palestra “Empreendedorismo e Inovação”, ministrada pelos professores André Luís e Rodrigo Bianchi, ambos da UFOP. Foi destaque também a palestra sobre a empresa AngloGold Ashanti, ministrada por Leandro Almeida, economista pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com formação executiva pela Kellogg School of Management.

 

Um pouco mais sobre o empreendedorismo

Durante as palestras, os participantes puderam aprender um pouco mais sobre o que é o empreendedorismo. Os palestrantes explicaram as diversas definições sobre o que é empreender, como por exemplo a definição do economista austríaco Joseph A. Schumpeter, no livro “Capitalismo, socialismo e democracia”, publicado em 1942, que associa o empreendedor ao desenvolvimento econômico.

Segundo ele, o sistema capitalista tem como característica inerente uma força que ele denomina de processo de destruição criativa, fundamentando-se no princípio que reside no desenvolvimento de novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados. Em síntese, trata-se de destruir o velho para se criar o novo. Pela definição de Schumpeter, o agente básico desse processo de destruição criativa está na figura do que ele denominou de empreendedor.

 

O que é ser empreendedor?

O Prof. Rodrigo Bianchi, do DEFIS (Departamento de Física-UFOP), explicitou que Empreendedorismo e Inovação não ficam presos à criação de novas ideias e produtos, mas também se referem à alteração daqueles já previamente criados. É característica do empreendedor ter sensibilidade de perceber que uma única atividade que envolve várias pessoas deve contar com um “plano B”, para possíveis problemas.

O Prof. André Luís Silva, do DEPRO (Departamento de Engenharia de Produção - UFOP) deixou um recado para os graduandos da Universidade Federal de Ouro Preto: “O mercado de trabalho está extremamente concorrido para ser empregado nas grandes empresas. Talvez um caminho alternativo para o graduando seja focar o empreendedorismo, já que são inúmeras as oportunidades, não somente na criação de novos produtos ou processos, mas também na modificação daqueles que já se encontram difundidos e consolidados”.

 

AngloGold Ashanti

O palestrante Leandro Almeida, graduado em Economia pela UFMG e funcionário da AngloGold Ashanti, enalteceu os pontos positivos de se trabalhar em uma empresa multinacional.

A AngloGold Ashanti é uma grande empregadora no Brasil e no mundo, contando com cerca de 160 mil funcionários distribuídos em 9 países. No Brasil, a empresa tem 3 complexos, sendo 2 em Minas Gerais e 1 em Goiás.

O principal produto da empresa é o ouro mineral, primordialmente lavrado em subsolo. Dados de 2015 mostram que a AngloGold extraiu 17000 toneladas de ouro somados em todas as suas cavas. Além do ouro, outras fontes de renda da empresa são a gestão imobiliária, a venda de energia e a produção de ácido sulfúrico.

Leandro Almeida apresentou algumas inovações que estão sendo implantadas na empresa, como: detonação remota de explosivos, sistema anticolisão de máquinas e carregadeira semiautônoma. Destacou o Sistema VOD (Ventilation on Demand), que consiste em acionar os ventiladores de acordo com a demanda de troca de gases, sem perigo para os trabalhadores e sem perda de eficiência.

Outra novidade é o Ore Sorting, que consiste na concentração do minério a partir da eliminação prévia do estéril. O minério de menor teor é retirado com a utilização de jato de ar comprimido e a verificação é realizada com um infravermelho, que analisa a composição mineralógica da mistura instantaneamente.

 

Ampliação da visão de mercado

O estudante Vitor Hugo Gomes Magalhães, graduando em Engenharia Mecânica pela Escola de Minas-UFOP, comentou sobre a importância do evento para os alunos e suas perspectivas para o mercado de trabalho.

Ele agradeceu à diretoria da Escola de Minas pela realização do FCTEM. “Agradeço à Escola a oportunidade de participar de um evento desse porte, de forma gratuita e com a presença de professores renomados em suas áreas e profissionais competentes de grandes empresas multinacionais, AngloGold e Vale, dando seus depoimentos e nos mostrando um pouco de suas rotinas. Houve uma grande adesão dos alunos, pois o evento amplia nossa visão de mercado e revigora nossa empolgação e a esperança de entrar para o mercado de trabalho logo após a graduação”, observou ele, que irá se formar em 2017.

 

registrado em:
Fim do contedo da pgina