Ex-aluno da EM fica em 1º lugar na EAOEAR 2017

• Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2016, 19h46
  • Última atualização em Quarta, 26 de Outubro de 2016, 19h51

Caio Henrique Duarte Gonzaga

Luiz Eduardo Monteiro Marcelino, ex-aluno da Escola de Minas, é classificado em primeiro lugar no “Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica – EAOEAR 2017â€, o que nos enche de orgulho e mostra a qualidade do ensino da Escola de Minas.

Luiz Eduardo Monteiro Marcelino veio de Pouso Alegre, no sul de Minas, estudar em Ouro Preto, onde atualmente ainda mora, estuda e trabalha. Ingressou na UFOP em 2010 e se formou em Engenharia Civil em 2015, quando, por ter sido primeiro lugar geral no coeficiente de aproveitamento, com a média 9,2, recebeu a Honraria Gorceix 2015, “Medalha Claude Henri Gorceixâ€.

Recentemente, ele participou do concurso “Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica – EAOEAR 2017â€, que seleciona engenheiros de diversas áreas, como engenharia civil, mecânica e elétrica, para ingressar na Força Aérea Brasileira. Por se tratar de um concurso de âmbito nacional, é sempre muito concorrido. Este ano havia apenas uma vaga para engenharia civil.

Luiz conta que tentou a mesma prova ano passado e não obteve sucesso. Este ano, se dedicou mais aos estudos para alcançar o objetivo. Para isso, se planejou, conseguiu uma redução na carga horária do trabalho e passou a estudar em média 10 horas por dia, durante os cinco meses que antecederam a prova.

Foto:  Luiz Eduardo Monteiro Marcelino, em 2015, quando foi agraciado com a Honraria Gorceix.

“Quando se vem de uma instituição com tanta tradição, ensino de qualidade e professores qualificados, você já sai na frente dos seus concorrentes. Sou muito grato à Escola de Minas por todo o conhecimento que lá adquiri. Desde o começo de minha graduação fui bolsista da Fundação Gorceix. A FG me proporcionou curso de inglês na Number One e cursos de softwares como MS Excel e AutoCAD. Depois tive o prazer de ministrar aulas de MS Excel no DETAP para vários colegas da Escola de Minas. Hoje, já formado, sou instrutor do Curso de Modelagem Numérica em Geotecnia, também oferecido pelo DETAP. Além disso, tive a honra de, em outubro de 2015, receber a “Medalha Claude Henri Gorceixâ€. Portanto, minha relação com a FG foi sempre muito próxima e isso, sem a menor sombra de dúvida, trouxe grandes contribuições à minha vida acadêmica e profissional.â€.