Equipe do DEMIN-UFOP vence RockBowl sobre Mecânica das Rochas

• Publicado: Quinta, 27 de Outubro de 2016, 14h10
  • Última atualização em Quinta, 27 de Outubro de 2016, 14h10

Gabriel Campbell

O grupo que venceu a 2ª edição do RockBowl Brasil na 18ª edição do Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (COBRAMSEG/SBMR), em Belo Horizonte, é composto pela graduanda em Engenharia de Minas Aline Costa e pelas mestrandas e ex-alunas de Engenharia de Minas Larissa Silveira (PPGEM - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral) e Lívia Pimenta (NUGEO - Núcleo de Geotecnia da Escola de Minas).

Foto da esquerda para a direita: Livia, Larissa e Aline recebem o prêmio da competição.

Essa foi a primeira equipe da UFOP a disputar o RockBowl, um jogo de perguntas e respostas em que as equipes concorrentes são desafiadas a responder questões técnicas e não técnicas, cujo tema central foi Mecânica das Rochas. A professora Christianne Lyra foi quem levou a ideia aos alunos da graduação na disciplina de Mecânica das Rochas, ficando como tutora do grupo.

Para Larissa Siqueira, foi muito engrandecedor participar do evento, não só pela competição, mas pelo congresso em si. “Foi uma oportunidade de conhecer ótimos trabalhos na área geotécnica, de expor um pouco dos trabalhos realizados aqui na UFOP, além de dar visibilidade à nossa Universidadeâ€, ressalta.

Larissa comenta ainda como a vitória do primeiro lugar será importante para o seu futuro e das outras integrantes do grupo: “Como se tratou de uma competição de Mecânica de Rochas, justamente a área em que todas nós estamos trabalhando em nossas pesquisas, o prêmio é importante, não só com relação ao currículo, mas também pela projeção que isso poderá trazer, talvez até para oportunidades futurasâ€, acrescenta.

Outros alunos da UFOP também participaram do evento, apresentando trabalhos técnicos orientados pelos docentes Christianne Lyra, Milene Sabino, Rodrigo Peluci e Waldyr Lopes.

Sobre o COBRAMSEG/SBMR

O COBRAMSEG/SBMR é o evento mais importante da comunidade geotécnica brasileira. Esta 18ª edição foi integrada pelo XVIII Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (COBRAMSEG), VII Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas (SBMR), VII Simpósio Brasileiro e V Conferência Sul-Americana de Engenheiros Geotécnicos Jovens e a International Conference on Engineering Education – Shaping the Future of Geotechnical Education.