Claraboia Espeleológica

• Última atualização em Terça, 31 de Janeiro de 2017, 21h57

Sociedade Excursionista e Espeleológica convida para “Claraboia Espeleológicaâ€

Publicado por: Airton José da Silva Neto

A Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE), formada por alunos da Escola de Minas, é o primeiro grupo das Américas destinado ao estudo das cavidades naturais subterrâneas. A participação é aberta a todos os alunos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da comunidade ouro-pretana.

Desde sua fundação, em 1937, a SEE contribui ativamente para o desenvolvimento nacional da espeleologia com projetos que buscam difundir o conhecimento em todos os níveis e, assim, adquirir novos membros. A ligação histórica com a Escola de Minas conferiu um caráter único à entidade, permitindo a renovação constante do quadro de integrantes e o suporte institucional necessário. Além disso, publica a Revista Espeleologia, primeira totalmente dedicada à área no Brasil, lançada em 1968, e que está atualmente em sua 13ª edição.

Projeto Claraboia Espeleológica

No dia 9 de fevereiro, a SEE realizará no Departamento de Geologia, às 19h, mais uma edição da “Claraboia Espeleológicaâ€. O projeto visa a ampliar o contato da espeleologia com os demais cursos e a apresentar a entidade e os trabalhos que estão sendo desenvolvidos.

Esta edição contará com duas palestras: “Introdução à espeleologia e à Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE)â€, ministrada pelo atual presidente Celso Pascoal, e “Patrimônio espeleológico da região cárstica de Arcos-Pains: tipos de uso e possibilidades de gestãoâ€, ministrada pela Msc. Mariana Timo, engenheira ambiental formada pela UFOP e diretora da Spelayon Consultoria.

Para 2017, a SEE organizou nove Congressos Brasileiros de Espeleologia, sendo seis em Ouro Preto, MG. Neste ano, a SEE completa 80 anos e comemora com a organização do 34º Congresso Brasileiro de Espeleologia, que será realizado no período de 13 a 18 de junho, seguindo a tradição de que a cada dez anos o congresso retorna a Ouro Preto.

As reuniões da SEE são abertas e acontecem todas as terças, às 19h, na sala 34 do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas/UFOP, localizado na Praça Tiradentes, nº 20 – Centro, Ouro Preto, MG.

“SEE: mantendo a chama acesa desde 1937!â€

Maiores informações sobre a "Claraboia Espeleológica" no site: aqui

Página da SEE no Facebook: aqui

34º Congresso Brasileiro de Espeleologia: aqui