Ferramenta WebEx facilita reuniões na Escola de Minas

• Publicado: Segunda, 13 de Fevereiro de 2017, 23h26
  • Última atualização em Segunda, 20 de Fevereiro de 2017, 15h02

Publicado por : Gabriel Campbell

O Sistema WebEx Escola de Minas, implantado em 2016 com apoio da Fundação Gorceix, atua como suporte acadêmico aos professores, pesquisadores e gestores de órgãos colegiados e administrativos para a realização de reuniões e conferências on-line.

Créditos : Thiago Barcelos

O WebEx permite que sejam realizados encontros em tempo real, online. O plano adquirido pela Escola de Minas inclui reuniões online com até 25 participantes, conferência por VoIP, vídeo de alta qualidade com suporte para várias webcams, gravação baseada em rede (caso alguém perca a reunião, basta salvá-la e enviá-la como arquivo a quem não pode participar). Além disso, os usuários podem compartilhar a própria área de trabalho, o que possibilita que os outros participantes possam ver a mesma tela, e salvar todos os arquivos apresentados.

As videoconferências feitas por essa plataforma vêm facilitando, desde então, as reuniões que demandam grande número de pessoas no mesmo local e horário, algo difícil nos dias atuais.  â€œEu tive a oportunidade de acompanhar seminários de alunos da pós-graduação. Cada um dos 10 alunos estava em sua casa e, durante o dia inteiro, todos tinham 20 minutos para se apresentar. Todas as apresentações ocorreram de forma tranquilaâ€, avalia o professor do Departamento de Engenharia Civil da UFOP, Aníbal Santiago.

O programa, segundo ele, permitiu conferir a presença dos alunos e controlar os áudios e vídeos dos participantes de forma muito simples. “Eu acho que esse é o destaque da ferramentaâ€, assinala o Prof. Aníbal. A economia de dinheiro e tempo com viagens é outro ponto de extrema relevância da plataforma.

Outras comodidades oferecidas pelo WebEx são evitar o envio de arquivos por e-mail; acompanhar ligações por telefone, tornar as reuniões mais produtivas e bem sucedidas e permitir reunião no dispositivo móvel, compatível com Windows, Mac, Linux, Unix e Solaris.

Como utilizar Webex Escola de Minas:

- Solicitar agendamento da conferência à Secretária da Diretoria da Escola de Minas, pelo telefone 3559-1529 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando: assunto, data, duração da reunião e e-mails dos participantes;

- Todos os participantes receberão um e-mail com um link da Cisco WebEx Meeting Center para acesso à reunião.