Minicursos do Grupo Pet de Engenharia Geológica

• Última atualização em Quarta, 17 de Mai de 2017, 11h58

Serão oferecidos minicursos de Bússola-GPS e Organização em Caderneta de Campo

Publicador por: Airton José da Silva Neto

O curso de Bússola-GPS (Global Positioning System) e Organização em Caderneta de Campo faz parte do projeto Calourada Geológica. A iniciativa propõe o desenvolvimento de atividades ligadas a mapeamento, referência de localização e utilização de instrumentação geotecnológica básica, para que os alunos da graduação e pós-graduação se familiarizem com uma parte do ambiente de estudo.

A metodologia empregada visa a levar aos interessados um primeiro contato, de maneira simples e didática, sobre prática de confecção de bases cartográficas georreferenciadas, cujo foco é o mapeamento geológico e ambiental. Além disso, permite que os novos alunos conheçam as belezas naturais da região.

A realização do curso, nos períodos 16 de janeiro e 15 e 16 de fevereiro, foi no Parque Natural Municipal Cachoeira das Andorinhas, onde os alunos criaram um mapa da trilha até a cachoeira.

O estudante do quarto período de Engenharia Geológica, Wilker Soares, conta como foi sua experiência: “No primeiro período participei do curso de bússola e GPS promovido pelo Pet Geologia. Foi um dos meus primeiros contatos com o GPS e a bússola, ferramentas importantes na Geologia, com as quais não temos tanta afinidade e prática. Por isso, vejo que o curso foi essencial para um conhecimento inicial com a área, apresentando de forma básica o que iremos encontrar no decorrer do curso”.

Realização do Curso no semestre 15.2 no Parque Cachoeira das Andorinhas

Realização da Atividade

O curso, com duração de 8 horas e que será ministrado pelos próprios alunos integrantes do PET Geologia, será realizado nos dias 2 e 3 de junho. No primeiro dia, a aula, que será do DEGEO (Departamento de Geologia), de 16h30 as 19h30, vai enforcar a utilização da Caderneta de Campo.

No segundo dia, a aula será de Bússola e GPS, no Parque Natural Municipal Cachoeira das Andorinhas. O grupo sairá às 07h30 da Praça Tiradentes, no Centro. Será apresentada breve revisão teórica sobre sensoriamento remoto, sistemas de informações geográficas e posicionamento global e representações cartográficas. Em seguida, uma atividade dirigida é promovida, de modo que o instrutor e os monitores acompanhem e auxiliem na sua execução, de acordo com as normas cartográficas previamente estabelecidas.

Inscrições

A data das inscrições será divulgada em breve no Facebook do PET de Geologia e da Escola de Minas. Podem participar alunos de qualquer curso da UFOP e moradores da comunidade ouro-pretana.