CS-ASA: uma nova ferramenta computacional, para análise avançada de estruturas de aço

• Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2017, 20h59
  • Última atualização em Quarta, 21 de Junho de 2017, 11h07

CS-ASA
Resumo indicativo do artigo CS-ASA: nova ferramenta computacional, para análise avançada de estruturas de aço

Fernando Ribeiro

CS-ASA é uma ferramenta computacional desenvolvida pelos professores do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PROPEC), Andréa Regina Dias da Silva e Ricardo Azoubel da Mota Silveira (orientador). Trata-se de um programa capaz de realizar análises avançadas estáticas e dinâmicas de estruturas planas reticuladas em aço, baseado no Método dos Elementos Finitos. A finalidade da análise avançada é realizar uma previsão mais realista do comportamento da estrutura.

Efeitos de segunda ordem, não linearidade do material, ligações semirrígidas entre membros estruturais e interação entre o solo e estrutura são algumas das particularidades que podem ser consideradas nas análises estáticas e dinâmicas executadas com o CS-ASA.

Destaca-se que a maior parte dos problemas envolvendo estruturas em engenharia pode ser analisada de maneira simplificada, considerando um comportamento linear elástico sob cargas de serviço. Entretanto, com o avanço tecnológico nas indústrias civil, naval e aeronáutica, o surgimento de novos materiais e a criação de novas técnicas de construção, aumenta-se a relevância do comportamento não linear em problemas de mecânica estrutural. A análise não linear visa a refinar a simulação do comportamento da estrutura, fornecendo uma previsão mais realista e segura da resposta do sistema.

Desde 2009, com a contribuição de alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PROPEC) e de outras instituições como a PUC-Rio, o programa vem passando por contínuos avanços com a introdução de módulos capazes de analisar também estruturas de concreto e mistas aço-concreto (www.propec.ufop.br). Os avanços são possíveis porque existe, por parte dos pesquisadores, um controle total do programa. Isso não acontece nos programas comerciais existentes, nos quais o código computacional é fechado.

Neste contexto, o CS-ASA vem sendo apresentado à comunidade acadêmica com a publicação de diversos artigos nacionais e internacionais. Sua eficiência e aplicabilidade são comprovadas por meio de diferentes análises realizadas em sistemas estruturais diversos. Cabe enfatizar que um programa como o CS-ASA não existe atualmente no mercado.

Confira o artigo completo aqui.