Start Day: um projeto de incentivo ao empreendedorismo

• Publicado: Ter√ßa, 12 de Junho de 2018, 22h29
  • √öltima atualiza√ß√£o em Sexta, 15 de Junho de 2018, 19h09

Publicado por: Mel Iza Costa Augusto

O Start Day √© uma iniciativa do departamento de engenharia de produ√ß√£o (DEPRO) e do laborat√≥rio CRIE (CENTRO DE REFERENCIA EM INOVACAO E EMPREENDEDORISMO) e tem por objetivo promover um sal√£o de oportunidades, onde os alunos possam expor seus projetos sobre inova√ß√£o, tecnologia e a√ß√Ķes empreendedoras.

A terceira edição do Start Day será realizada no hall da Escola de Minas, no dia 19 de junho, às 13h30min.

Os trabalhos s√£o resultados das disciplinas de empreendedorismo (Empreendedorismo - PRO301, A√ß√Ķes Empreendedoras - PRO302, Empreendedorismo-PRO907 e Inova√ß√£o e Empreendedorismo-PRO607), ministradas pelo Prof. Andr√© Lu√≠s Silva, do Departamento de Engenharia de Produ√ß√£o.

Segundo o Prof. Andr√©, ‚Äúa motiva√ß√£o para a cria√ß√£o do START DAY √© oferecer a oportunidade a todos os participantes de apresentarem seus projetos de empreendimentos √†s empresas, criando um ambiente de suporte, motiva√ß√£o e inova√ß√£o dentro da UFOP. Al√©m disso, prega-se a cria√ß√£o de um ambiente integrado de oportunidades e capta√ß√£o de investimentos dentro das institui√ß√Ķes de ensino e pesquisa.‚ÄĚ

Conhecendo melhor

A disciplina ‚ÄúA√ß√Ķes Empreendedoras‚ÄĚ (PRO 302) visa a ensinar os alunos a compreender o que s√£o atividades empreendedoras e as bases e limites para implementa√ß√£o delas. Al√©m disso, visa a levar o aluno a compreender a import√Ęncia e a aplicabilidade da din√Ęmica dos neg√≥cios e oportunidades.

As etapas que constituem o programa da disciplina s√£o:

Atividade empreendedora - empreendedorismo como opção de carreira, identificando oportunidades e fatores a serem considerados na escolha;

Desenvolvimento de neg√≥cios: transforma√ß√£o da oportunidade em um conceito, avalia√ß√£o do potencial de lucro e crescimento, din√Ęmica dos neg√≥cios, escolha da estrat√©gia competitiva;

Implementação de negócios: desenvolvimento de negócios, colaboração entre empreendedores, pré-requisitos necessários para um empreendimento, análise financeira, plano de negócio;

Experiências de empreendedores: palestras.

Um bom projeto empreendedor

Além de estimular as habilidades dos alunos e a implementação dos projetos, as disciplinas procuram desenvolver projetos de qualidade e ideias inovadoras dos estudantes.

De acordo com professor André, eis alguns itens importantes para ser propor um bom projeto: definição do produto; definição de mercado alvo; grau de inovação do produto/serviço; diferencial de mercado/concorrentes; política de comunicação eficiente; política de gestão de pessoas; gestão financeira saudável.

Import√Ęncia do Start Day

O Start Day estimula a compreensão dos conceitos, pensamento crítico e aplicação dos conhecimentos adquiridos, o que resulta em um projeto empreendedor, que intensifica a relação dos alunos com as empresas. Além disso, propiciam um ambiente em que os estudantes desenvolvam e potencializam suas habilidades.

Outra raz√£o para a import√Ęncia do Startday √© que ele fornece um ambiente rico para aprendizagens, seja entre os pr√≥prios alunos da universidade, dos funcion√°rios ou da comunidade externa. A partilha desse conhecimento pode ter resultados muitos significativos, tanto na forma de implementa√ß√£o de projetos como na forma√ß√£o dos alunos enquanto profissionais.

De acordo com o professor Andr√©, a√ß√Ķes que estimulem o pensamento inovador e empreendedor dos alunos tamb√©m s√£o importantes, porque ‚Äúcriam ecossistemas de empreendedorismo e oportunidades em Ouro Preto‚ÄĚ.

Para mais informa√ß√Ķes: http://startday.ufop.br/

O evento é aberto à comunidade interna e externa da Ufop e os participantes terão direito a certificado de participação.