Semana de Estudos da Escola de Minas

• Publicado: Sexta, 05 de Outubro de 2018, 14h26
  • Última atualização em Terça, 09 de Outubro de 2018, 20h33

Ludmila Silveira e Mel Iza

A Semana de Estudos é um evento anual organizado pelos nove Centros Acadêmicos da Escola de Minas (CA's). Este ano, foi realizada entre os dias 17 a 21 de setembro, com foco  na "A transformação das atividades através das novas tecnologias." Nesta XIX edição, uma novidade foi a realização de uma mesa redonda, onde professores e empreendedores debateram o tema “A modernização no desenvolvimento de um projeto†e os alunos puderam fazer perguntas por meio de grupos de whatsapp dos CA's. Além disso, foram oferecidos também minicursos e oficinas.

Mesa Redonda

O debate teve como convidados “Luís Meirelles (Liebherr), Felipe Turetta (Embraer), Marcella Rocha Franco (As31), Prof. André Luís (DEPRO) e foi mediada pela Prof.ª Elisângela Martins Leal.

Um dos principais questionamentos em pauta foi sobre como preparar e formar profissionais capazes de compreenderem bem tecnicamente sua área e aplicar isso de forma a transformar os padrões de aprendizado professor-aluno-empresa-sociedade. Outra pergunta interessante foi como pensar em uma formação que vise a uma estrutura robusta de aprendizado crítico?

Entre as conclusões a que chegaram os debatedores está a de que  há fatores essenciais a serem desenvolvidos, como a remodelação da relação, que estudantes e profissionais têm com a sociedade em âmbitos micro ou macro; a busca de conhecimento ativo, no qual não só a formação técnica esteja em causa, mas também a compreensão do conteúdo e sua aplicação na realidade. Assim, pode-se repensar os processos de elaboração de projetos e aprendizagem por meio da indústria 4.0.

O que é a indústria 4.0?

A indústria 4.0 é o nome utilizado para marcar a 4° Revolução Industrial, a interação entre o mundo real e o virtual. Por que é importante pensar a problemática acima em termos da indústria 4.0? Porque os profissionais e estudantes devem se aprimorar a ponto de acompanhar as inovações e revoluções tecnológicas. A quantidade e velocidade das informações atualmente são muito altas e exigem adaptação dos profissionais.

Representantes de empresas como a Nexa e a DSI, que participaram do evento com palestras e experiências técnicas/tecnológicas para uma melhor formação e aproximação dos graduandos partilham dessa visão. Como enfatizou Paulo Jalles, gerente da DSI Underground, “Aprimorar conhecimento e dividir experiências é um investimento no futuroâ€.

Referências:

A Indústria 4.0 chegando para “sacudir o mundoâ€. Disponível em: http://engenhariae.com.br/editorial/colunas/industria-4-0-chegando-para-sacudir-o-mundo/

Afinal, o que é a indústria 4.0?. Disponível em: https://www.enacom.com.br/blog-post.html?slug=afinal-o-que-e-a-industria-4-0&gclid=EAIaIQobChMIiaLzs6PX3QIVwgqRCh09swg-EAAYBCAAEgIS2fD_BwE