Incio do contedo da pgina

“Casa Vazia” marca o último dia da IV CineArq

• Publicado: Terça, 09 de Dezembro de 2014, 02h23

Danielle Campez e Edione D. Abreu

A IV Mostra de Cinema e Arquitetura de Ouro Preto (CineArq) ocorreu nos dias 4, 5 e 6 desse mês. Promovido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em parceria com o Cine Teatro Vila Rica, a mostra trouxe programação gratuita e aberta a todos.

No último dia do evento, foi exibido no Cine Vila Rica o filme “Casa Vazia”. Após a sessão, ocorreu o debate: A casa e a construção do imaginário, da ambivalência, em um mundo nômade, na busca da construção de sentidos em um espaço-tempo do habitar, com mediação feita pelo professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Brasil, Marcelo Silveira.

Durante a programação da sexta-feira (5), a professora do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFOP, Alice Viana, comentou sobre a importância do CineArq na promoção dos diálogos entre a universidade e a cidade. “O curso, além da missão de treinar os alunos para o mercado de trabalho, tem o dever de formar arquitetos com responsabilidade social”, enfatizou a professora.

A intenção dos organizadores é agregar em um mesmo espaço arquitetura, urbanismo e cinema, com o objetivo de entender como se dá essa relação e como ela é construída e aplicada. “Colocamos em prática neste contexto as teorias vistas na faculdade”, ressalta a estudante do 1° período do curso Arquitetura e Urbanismo, Isabela Araújo. Ainda segundo ela, o evento colabora para que os alunos se atentem para a relevância de questões como estas.

Fim do contedo da pgina