Edital de auxílio ao pesquisador 2015 disponibiliza R$700 mil em recursos

• Publicado: Terça, 31 de Março de 2015, 16h02

Edione Abreu

Fomentar as atividades de pesquisa e inovação no âmbito da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação, contribuir para a consolidação da UFOP como centro de referência em pesquisa e inovação através do fortalecimento dos seus programas de Pós-Graduação e grupos de pesquisa são alguns dos objetivos do Edital de Auxílio Financeiro ao Pesquisador 2015. Servidores da instituição sob a orientação do coordenador do projeto de pesquisa podem pleitear o auxílio.

As inscrições seguem até o dia 19 de abril e podem ser efetuadas no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP). O pró-reitor adjunto da PROPP, professor Alberto Fonseca, explica que o edital traz uma opção a mais para apoiar as pesquisas em andamento. "O interessante é que o edital tem níveis de concorrência, o que democratiza o acesso aos recursos com base na maturidade do pesquisador", enfatiza Fonseca.

Pró-reitor Adjunto assumiu a função em fevereiro e fica por dois anos. Foto: Edione Abreu

De acordo com o edital, o auxílio financeiro ao pesquisador visa subsidiar, de forma parcial, despesas urgentes e específicas necessárias à boa condução dos projetos de pesquisa e de inovação tecnológica. Em 2015, os recursos disponibilizados pela universidade para o auxílio financeiro ao pesquisador chegam a R$700 mil.

AÇÕES DA PROPP

O professor Alberto ressalta que há dez anos a UFOP tinha dez cursos de pós-graduação e hoje chegam a 38. Entretanto, ele lembra que existe muito trabalho a ser feito na área de Pesquisa e Pós-Graduação. "Pretendo, junto com a equipe da PROPP, dar continuidade às metas internas e apoiar o crescimento e a melhoria da qualidade".

Alberto ainda frisa que a Escola de Minas tem dois cursos nota cinco (Engenharias Ambiental e Civil) e que a equipe da PROPP vai incentivar a melhoria dos outros cursos e, com isso, criar novos doutorados. "Engenharia de Produção, Mecânica e Arquitetura são  áreas que não têm uma Pós-Graduação e têm potencial para crescer", finaliza.