Incio do contedo da pgina

Inscrições abertas para o curso de Introdução à Espeleologia

• Publicado: Segunda, 05 de Novembro de 2018, 17h13
  • Última atualização em Segunda, 05 de Novembro de 2018, 17h13

Publicado por Airton Neto

Entre os dias 19 e 25/11, a SEE oferecerá mais um Curso de Introdução à Espeleologia (CIE) aos estudantes da UFOP. A parte teórica do curso acontecerá durante os dias 19 e 22 de novembro no Auditório 2 do Departamento de Geologia da UFOP (DEGEO) e a parte prática acontecerá em Pains – MG, nos dias 23, 24 e 25 de novembro.

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. O valor do curso é R$100,00.

Para mais informações, acesse https://see.ufop.br/cursos

Inscrições pelo telefone - (31) 99249-0004 com Gabriel Lourenço

O Curso

O Curso de Introdução à Espeleologia (CIE) é organizado semestralmente pelos membros da Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE), para recrutar novos interessados nas peculiaridades do mundo subterrâneo e iniciá-los no estudo espeleológico.

O CIE atende aproximadamente 30 pessoas e é aberto aos alunos de todos os cursos da universidade.

São 30 horas de curso, sendo 11 horas de aulas teóricas, no auditório do DEGEO/UFOP, com a realização de palestras sobre diversos temas relacionados à espeleologia, e 19 horas de aulas práticas, realizadas na região cárstica de Pains/MG.

O CIE tem como meta divulgar o conhecimento espeleológico, mostrando a importância científica, ambiental, econômica e turística do ambiente cavernícola. Por meio da fotografia, topografia e cartografia, a SEE introduz aos alunos técnicas fundamentais para a prática da espeleologia.

A instituição

A SEE, formada por alunos da Escola de Minas, é o primeiro grupo das Américas destinado ao estudo das cavidades naturais subterrâneas. A participação é aberta a todos os alunos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da comunidade ouro-pretana.

Desde sua fundação, em 1937, a SEE contribui ativamente para o desenvolvimento nacional da espeleologia com projetos que buscam difundir o conhecimento em todos os níveis e, assim, adquirir novos membros.

A ligação histórica com a Escola de Minas conferiu um caráter único à entidade, permitindo a renovação constante do quadro de integrantes e o suporte institucional necessário. Além disso, publica a Revista Espeleologia, primeira totalmente dedicada à área no Brasil, lançada em 1968, e que está atualmente em sua 13ª edição.

Fim do contedo da pgina